Professores e estudantes que desejam aprimorar conhecimentos para o desenvolvimento de trabalhos, projetos e pesquisas científicas podem acessar plataformas de capacitação on-line gratuitas. Os cursos são direcionados para apoiar o aprendizado em metodologia científica e orientar a participação de feiras e mostras científicas.

Os cursos podem ser uma excelente oportunidade para subsidiar professores e estudantes na preparação para a Feira de Ciências de Roraima, que este ano traz o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” e deve ocorrer em outubro, como pontuou Giselle Oliveira da Coordenação de Iniciação Científica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“Os professores e alunos podem aproveitar o recesso escolar para fazer esses crsos. Basta ter internet e acessar a plataforma. É uma boa oportunidade para todos se capacitarem, utilizarem o tempo em que estão em casa para o estudo desse tema”, pontuou Giselle.

Uma destas plataformas de capacitação é a APICE (Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia) disponibilizada pela Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) em parceria com a Intel.

Os interessados podem acessar o endereço eletrônico apice.febrace.org.br e fazer a inscrição e o curso gratuitamente. Os cursos têm a duração de 30 horas e os que concluírem todos os módulos recebem atestado endossado pela Febrace.

Entre os cursos que estão disponíveis estão “Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica” e “Organização e Realização de Feiras de Ciência e Engenharia”. Os cursos são interativos, com uma linguagem bem dinâmica que inclui fotos e vídeos.

 LÍNGUA INGLESA

Além dos cursos na área de Iniciação Científica, também estão sendo disponibilizados para professores e alunos, cursos na área de Língua Inglesa. Para efetuar a inscrição, os interessados devem acessar o endereço eletrônico thomas.org.br ou  americanenglish.state.gov.

 

As Escolas Estaduais estão realizando as edições da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que este ano tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Essa etapa é preparatória para as Conferências estadual e nacional.

Com o objetivo de estimular a pesquisa, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a Conferência mobiliza no Brasil, escolas públicas e privadas, assim como escolas de comunidades indígenas.

Alunos da escola Diva da Silva Lima, localizada no bairro são Francisco, realizaram mais uma apresentação das oficinas que estão sendo desenvolvidas.

Maria Clara de Oliveira, aluna do 6º ano destacou a importância de falar sobre o cuidado com a água. “Acredito que muitas pessoas ainda não sabem dessa importância, então temos que entender de que a água pode acabar e para que isso não aconteça é preciso cuidar agora”, ressaltou Clara.

Nadia David dos Santos, gestora na escola desde 2015, afirmou que essa consciência da conservação da água já vem sendo colocada em prática pelos alunos no dia a dia dentro e fora da escola. “Eles são nossos parceiros e me cobram quando tem uma torneira quebrada ou vazando água, e em casa também cobram dos pais a mesma atenção e cuidados que eles têm na escola”, destacou.   

Além da Escola Diva Lima, estudantes das escolas São Vicente de Paula, Girassol, 13 de Setembro e do Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar também realizaram as conferências.

Esta semana as escolas do interior realizarão conferências, são elas: Escola Aldébaro de Alcantara em Bonfim, Alan Kardec em São Luiz, Escola Sebastião Benício em Caracaraí, José Aureliano no Cantá, e Escola Estadual Indígena Hermenegildo Sampaio em Alto Alegre.

ETAPAS- Os estudantes vão participar da Conferência Estadual que vai ser realizada entre os dias 7 e 9 de maio, quando serão eleitos os delegados e suplentes para participar da etapa nacional. Nessa etapa vai ser realizada a eleição da delegação de um projeto de ação para representar o Estado na Conferência Nacional.

Os estudantes indígenas e de assentamento rural, possuem um assento garantido na etapa nacional, com direito a acompanhante.

A V Conferência Nacional Infantojuvenil vai ser realizada em Brasília (DF), no período de 15 a 19 de junho e vai contar com a participação de delegados de 11 a 14 anos.

Uma grande conquista foi o lançamento do Cartão do Servidor, ainda em 2015. Com ele, os trabalhadores passaram a usufruir de descontos em diversas empresas e instituições, por meio de convênios celebrados pela Segad.

Os descontos variam de 10% a 50% e facilitam o acesso dos servidores a escolas de idiomas, cursos de graduação e pós-graduação em faculdades, reforço escolar para crianças e cursos profissionalizantes, além de exames em laboratórios de análises clínicas.

O acesso à cultura também não foi esquecido. Desde março deste ano, os servidores podem assistir a filmes no Cinemark do Roraima Garden Shopping, pagando 50% do valor do ingresso. O benefício vale para todos os filmes em qualquer dia da semana. O sucesso foi tão grande que em uma nova parceria firmada com a Segad, diversas lojas do shopping também passaram a oferecer descontos.

E o mais importante é que o servidor não paga nada pelo cartão e os descontos proporcionados por ele. Para solicitar, basta acessar o portal do Governo de Roraima na Internet, no endereço www.portal.rr.gov.br, clicar no link Cartão do Servidor e informar os dados solicitados. O servidor precisa ter uma senha cadastrada. Caso não tenha, basta cadastrar uma na Segad, na Rua Francisco Paulino da Silva Aguiar, 215 – Caçari, prédio anexo a Faculdade Cathedral, no horário de expediente, de 7h30 às 13h30, na sala 22.

Os servidores da Administração Indireta devem solicitar uma declaração do RH da instituição que está lotado, e posteriormente se apresentar na sede da Escola de Governo, que fica na Segad.

Em maio foi lançado o Plano Odontológico Belo Dente, destinado aos servidores públicos da administração direta e seus familiares, que passaram a contar com dois tipos de planos individuais: o Básico, com valor mensal de R$ 29,90 incluindo procedimentos como consultas, exames, serviços de urgência e emergência 24 horas (como colagem de fragmentos, reimplante de dente avulsionado), radiologia, dentística (restaurações e outros), periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal), cirurgias, odontopediatria, próteses e orientação de prevenção às doenças bucais. O outro plano é o Super, que além dos procedimentos do plano Básico, inclui a especialidade de ortodontia (aparelhos dentários), com valor mensal de R$ 109,90 por pessoa.

De acordo com o secretário Estadual de Gestão Estratégica e Administração, Frederico Linhares, a Segad continua buscando parcerias e convênios que ampliem os benefícios oferecidos aos servidores. “A engrenagem do Estado é o servidor público. É ele que está à frente de todos os programas e projetos e por isso precisa ser cada vez mais valorizado. Vamos continuar trabalhando para ampliar esses benefícios e oferecer mais qualidade vida aos servidores, que são o maior patrimônio do Governo”, finalizou Linhares.

BAN GOV