Professores e estudantes que desejam aprimorar conhecimentos para o desenvolvimento de trabalhos, projetos e pesquisas científicas podem acessar plataformas de capacitação on-line gratuitas. Os cursos são direcionados para apoiar o aprendizado em metodologia científica e orientar a participação de feiras e mostras científicas.

Os cursos podem ser uma excelente oportunidade para subsidiar professores e estudantes na preparação para a Feira de Ciências de Roraima, que este ano traz o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” e deve ocorrer em outubro, como pontuou Giselle Oliveira da Coordenação de Iniciação Científica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“Os professores e alunos podem aproveitar o recesso escolar para fazer esses crsos. Basta ter internet e acessar a plataforma. É uma boa oportunidade para todos se capacitarem, utilizarem o tempo em que estão em casa para o estudo desse tema”, pontuou Giselle.

Uma destas plataformas de capacitação é a APICE (Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia) disponibilizada pela Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) em parceria com a Intel.

Os interessados podem acessar o endereço eletrônico apice.febrace.org.br e fazer a inscrição e o curso gratuitamente. Os cursos têm a duração de 30 horas e os que concluírem todos os módulos recebem atestado endossado pela Febrace.

Entre os cursos que estão disponíveis estão “Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica” e “Organização e Realização de Feiras de Ciência e Engenharia”. Os cursos são interativos, com uma linguagem bem dinâmica que inclui fotos e vídeos.

 LÍNGUA INGLESA

Além dos cursos na área de Iniciação Científica, também estão sendo disponibilizados para professores e alunos, cursos na área de Língua Inglesa. Para efetuar a inscrição, os interessados devem acessar o endereço eletrônico thomas.org.br ou  americanenglish.state.gov.

 

BAN GOV