ALFABETIZAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização avalia estudantes do Ensino Fundamental
Repórter: dina | Edição: | Foto: Ascom/Seed

A Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) aderiu às ações do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), reafirmando o compromisso e a responsabilidade com a alfabetização, o letramento e a aprendizagem significativa de todas as crianças da rede escolar na idade adequada.

Dentro das ações do PNAIC está sendo realizada nesta quarta-feira, 18, a Avaliação Interna com os alunos de todas as turmas integrantes do Pacto. Serão mais de 12 mil provas aplicadas a cerca de 6 mil alunos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Desde outubro de 2017, o Ceforr (Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) por meio do PNAIC, vem realizando formação continuada na perspectiva da alfabetização e do letramento para os professores que atuam nas turmas de Educação Infantil e do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental, dos 14 municípios do interior do Estado.

Segundo o coordenador estadual do PNAIC, Adelson Ribeiro, a avaliação trata-se de um diagnóstico que servirá como norteador do trabalho a ser desenvolvido pelos professores.

“Precisamos saber o nível de desenvolvimento, de habilidades e competências dos alunos, para que a rede de ensino possa se organizar e redefinir as políticas públicas e as ações em âmbito dos processos de aprendizagens da leitura e da escrita”, explicou.

A aplicação da Avaliação Interna ocorre ao mesmo tempo durante os dois turnos de aula, nos 14 municípios participantes, e é o resultado do esforço conjunto da Seed, do Ceforr, do PNAIC e da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e das Secretarias Municipais de Educação de todos os municípios do interior do Estado, uma ação que mobilizou centenas de profissionais da educação ao longo de três meses.

 

Secretaria de Comunicação

Governo do Estado de Roraima