JOGOS DA JUVENTUDE
Atletas lesionados recebem atendimento de fisioterapia
Repórter: OZIELI FERREIRA | Edição: | Foto: Ascom/Seed

Distensão muscular, contraturas e dor muscular são algumas das lesões sofridas pelos atletas de Roraima que estão participando dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba, no Paraná. Entre uma partida e outra, há sempre um jogador machucado. “Eu distendi o músculo da coxa no segundo tempo de jogo. Já havia distendido semanas atrás e na partida de ontem só piorou”, disse a atleta de handebol, Marina Nogueira, 13 anos.

Para cuidar dos estudantes, a delegação de Roraima conta com a fisioterapeuta Joelma Araújo, especialista em fisioterapia Desportiva. Ela faz atendimento imediato e acompanhamento dos atletas. “É muito importante ter um profissional de fisioterapia nos acompanhando, uma vez que sempre precisamos de atendimento por conta das lesões que sofremos”, comentou Marina.

Do início da competição para cá, a fisioterapeuta já fez cerca de 50 atendimentos. “A maioria das lesões é muscular, como distensão e contraturas. São lesões simples e fáceis de tratar.  Isso acontece porque na maioria das modalidades há muito contato, então as lesões são inevitáveis”, explicou a fisioterapeuta.

Na fase do individual, que ocorreu na semana passada, dois atletas do judô tiveram lesões graves. “Um atleta teve fratura do terceiro e quarto metacarpo [ossos da mãos] e outro teve luxação de punho. Os dois vão precisar passar por procedimentos cirúrgicos. Aqui, ao detectarmos o problema, eles foram imediatamente atendidos, possibilitando melhor qualidade de vida enquanto chegam em Boa Vista. Eles não podem passar por cirurgia na cidade da competição”, contou.

Itamar da Silva, 14 anos, estava entre os jogadores que precisou de atendimento nessa segunda-feira, 18. “Tenho um rompimento na ligação do joelho e ontem um adversário me bateu, e forçou o ligamento, o que gerou inchaço”, disse. Lucas Moura, 14 anos, também sofreu uma lesão. “Fui pro ataque e o adversário me empurrou, cai e bati o joelho logo no primeiro tempo. A lesão é na parte inferior”, contou.

Entre os procedimentos adotados está a pratica da kinesio tape [bandagem elástica sobre a pele que proporciona mecanismo de pressão], mobilização, imobilização, massagem, bandagem e outros.

Pesquisa

Noticias
14/12/2017 - 15:08 | Notícias
FEMIC 2018
Noticias
30/11/2017 - 17:45 | Notícias
TRADICIONAL
Noticias
28/11/2017 - 11:55 | Notícias
COMBATE AO CÂNCER
Noticias
17/11/2017 - 11:37 | Notícias
Cursos Técnicos
Noticias
16/11/2017 - 13:29 | Notícias
Natal sem Fome
 Notícias