EDUCAÇÃO MILITARIZADA
Alunos e gestores do Colégio Militar Estadual Dr Luiz Rittler de Lucena participam de palestra
Repórter: MACKSUEL LOPES | Edição: | Foto:

A convite do comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), a Delegada Miriam Di Manso, Polícia Civil de Roraima (PCRR), iniciou, no dia 22 de fevereiro, um ciclo de palestras para os docentes e discentes das escolas militarizadas do Estado de Roraima. A Delegada se voluntariou a prestar esse serviço por acreditar que a educação é a chave para uma sociedade mais segura e fraterna.

 

Nas palestras, os alunos são esclarecidos acerca de suas ações, que muitas vezes ultrapassam a do ato meramente indisciplinar, podendo incorrer em prática de ato infracional, para os alunos adolescentes, ou crime, para os jovens adultos. Os temas abordados estão inseridos no contexto "Segurança nas Escolas e o Papel da Polícia Civil". Dentre os quais destacam-se a questão das drogas, do bullying e do estupro de vulnerável.

 

Da mesma forma, ao corpo doscente são direcionados esclarecimentos sobre as providências a serem adotadas quando se depararem com práticas de atos infracionais, bem como com as situações que vitimizam crianças e adolescentes. Além das instruções sobre os procedimentos, os professores recebem informações atualizadas das unidades policiais especializadas, endereços, competências e horários de atendimento, às quais as ocorrências devem ser encaminhadas. Com isso, pretende-se agilizar o atendimento de possíveis ocorrências, respeitando-se o dispositivo constitucional de prioridade às questões voltadas às crianças e aos adolescentes.

 

Durante as palestras, alunos e professores tiram dúvidas diversas sobre questões práticas, o que certamente melhorará a conduta dos alunos no âmbito escolar, conferindo aos professores mais segurança na forma de proceder diante dos problemas com os quais se deparam quotidianamente.

 

O planejamento dos organizadores é levar as palestras para todas as escolas militarizadas da rede estadual de ensino.

 

Segundo o CBMRR, os temas abordados serão inseridos nas atividades realizadas pela corporação no Projeto Bombeiro na Escola.

 

Segundo o Comandante do CBMRR esse tipo de atitude de voluntariado só traz benefícios tanto para a escola quanto para como a sociedade como um todo e no nosso planejamento iremos propor estender as palestras para os pais de alunos terem conhecimento sobre essas temáticas abordadas nas nossas escolas.

 

 

 

  Secretaria de Comunicação

Governo do Estado de Roraima