POLÍTICA
Estudantes já podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro
Repórter: NAIRA SOUSA | Edição: | Foto: Odail Oliveira

Os alunos interessados em participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2018, instituído pela Câmara dos Deputados, devem ficar atentos ao prazo de inscrição que já começou e segue até o dia 28 de maio. A ideia é propiciar aos jovens a vivência do processo político e democrático.

Podem participar do programa estudantes de 16 a 22 anos, matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). No total, 78 alunos de todo o Brasil vão ser empossados como deputados jovens.

Para se inscrever o interessado deve fazer um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país, baixar e preencher a ficha de inscrição no site www.camara.leg.br/pjb, anexar junto com o projeto e enviar pararoraima.pjb@gmail.com.

De acordo com coordenadora estadual do programa, Elisangela Fernandes, primeiro os projetos vão ser avaliados em uma etapa estadual. “A comissão local vai selecionar quatro projetos, os quais vão ser apresentados em Brasília. Não temos dúvidas que os estudantes vão desenvolver boas idéias”, disse. 

O programa simula, durante uma semana, a jornada parlamentar, em que os estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações.

“É importante que eles possam vivenciar de perto como funciona a política em nosso país. Assim os alunos terão a oportunidade de entender, e quem sabe futuramente, representar a juventude na Câmara”, frisou Elisangela.

Este ano o Parlamento Jovem Brasileiro será entre os dias 1º e 5 de outubro, em Brasília. Outras informações estão disponíveis no site da Câmara.

“Eles vão ter a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre a própria realidade”, disse a coordenadora.

 

 Secretaria de Comunicação

Governo do Estado de Roraima